Android: instalar apps automaticamente no cartão SD

COMPARTILHAR:

Whatsapp Telegram Twitter Facebook Reddit



Infelizmente por padrão o Android instala a maioria dos aplicativos na memória interna do aparelho mesmo que depois seja possível mandar pro cartão SD, alguma hora ela ficará cheia e ao tentar baixar outro app surge aquela mensagem "memória interna cheia".

Abaixo temos o tutorial explicando como enviar qualquer aplicativo baixado no Google Play automaticamente para seu cartão SD, sem ter a necessidade de mandar manualmente seja nas configurações de app ou usando apps como Link2SD ou Titanium Backup.

Aviso: os resultados dos passos mostrados no artigo podem variar conforme o aparelho e a versão do sistema operacional.

Primeiro faça download do Java SE Development Kit (JDK) for Windows, clique aqui. Mas atenção, se seu Windows for 32 bits baixe a versão x86 ou se for 64bits baixe a versão x64 - para saber a versão do seu Windows clique aqui.




Depois de feito o download, instale normalmente. Após o Java SE estiver instalado baixe o Android SDK clicando aqui (para Windows).

Fique atento ao instalar o Android SDK:



Após tudo instalado, execute o "SDK Manager"



Uma janela abrirá, então aparecerá uma lista de "arquivos" necessários para baixar - baixe os que já estiverem marcados inclusive o "Android SDK Plataform-tools"





Depois clique em "Install ... package..." aceite a licença e clique em Install.

Após tudo baixado e atualizado recomendo reiniciar o computador...

Agora vamos configurar seu aparelho celular, no menu do seu Android vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”. Dentro dessa área, escolha a opção “Desenvolvimento”.

Aqui, você deve escolher “Depuração USB”.

Depois de fazer este processo, conecte seu celular ao computador via cabo USB - instale os drivers do seu celular se não estiver instalado no seu computador (caso não tenha o arquivo do driver, clique aqui para saber como obter ou confira no site oficial do fabricante do seu aparelho). Apenas conecte o celular no computador, não ligue o armazenamento USB.

Com tudo conectado, vá até a pasta onde foi instalado o Android SDK (por isto pedi para memorizar o local onde foi instalado o programa), caso não saiba onde está basta clicar com o botão direito sobre "SDK Manager" e em seguida em "Propriedades" como a imagem abaixo:


Depois basta clicar em "localizar destino...", uma pasta abrirá e dentro da pasta localize a pasta "platform-tools" e abra uma janela de prompt de comando clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta "platform-tools" e em seguida clicando em "abrir janela de comando".

Mas se a opção "abrir janela de comando" não tiver no seu menu de contexto como mostra a imagem acima, basta você digitar o código abaixo no bloco de notas:

Windows Registry Editor Version 5.00 
[HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell\CommandPrompt] 
@="Abrir Janela de Comando" 
[HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell\CommandPrompt\Command] 
@="cmd.exe /k cd %1"

Salve este arquivo com o nome de CommandPrompt.reg depois dê um duplo clique sobre ele e confirme a operação.

Depois de clicar em "abrir janela de comando", o endereço da pasta já será incluído automaticamente no prompt.

Então digite o comando “adb devices” na janela e aperte "ENTER". Dessa forma, você poderá verificar se o seu celular está realmente conectado e disponível para a configuração. Se tudo der certo, você verá o código do aparelho nesta tela.

Agora que computador e celular estão conectados, é hora de realizar a mudança de endereço de instalação de aplicativos. Na janela de prompt de comando, digite manualmente o seguinte comando:

adb shell pm setInstallLocation 2

**Para usuários de Android 4.0 ICS e 4.1 Jelly bean o comando é:
adb shell pm set-install-location 2

O comando deve ser incluído da maneira como mostra a imagem abaixo:

Depois de digitado o comando apenas aperte "ENTER", depois retire o seu celular do cabo USB e reinicie o seu celular. Com o aparelho já reiniciado, realize o download de um app na Google Play - recomendo o app do Facebook que por padrão é instalado na memória interna, depois de baixado confira se o app do Facebook foi para o cartão SD automaticamente, para isso vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”, dentro dessa opção, escolha “Gerenciar aplicativos”. Na aba “Cartão SD”, você encontrará os aplicativos instalados no cartão de memória. Caso tudo tenha dado certo, o app que você acabou de baixar estará nessa seção.

Atenção: caso queira reverter está configuração que fizemos acima, basta repetir tudo mas em vez de incluir o comando “adb shell pm setInstallLocation 2”, inclua o seguinte:

adb shell pm setInstallLocation 0

**Para usuários de Android 4.0 ICS e 4.1 Jelly bean o comando é:
adb shell pm set-install-location 0

O número 0 representa a função automática o aparelho decide em qual lugar é melhor para instalar, enquanto o número 2 representa a inclusão dos aplicativos diretamente no cartão de memória e o número 1 na memória interna. Depois de feito o processo basta reiniciar.

Tutorial atualizado em 17/12/14 - obrigado ao leitor Michael por nos contatar por e-mail.

Fonte: Tecmundo

COMENTÁRIOS

Nome

#ann,25,#HK,30,#LTCode,126,Artigo - Diversos,156,Artigo - Games,200,Artigo - Tecnologia,597,autor-thomaz,7,Coluna - Alternative World,24,Coluna - Fail,12,Coluna - Tec Line,14,Criptomoeda,70,Curiosidades - Diversos,49,Curiosidades - Tecnologia,50,en,2,estudo,8,HN,12,logica,14,Pentest,23,Programar C,29,Programar POO,6,Programar Python,6,Programar Shell,21,Programar verilog,12,Raspberry Pi,15,Redes,3,root,100,Shorty Awards,1,Smartphones - Reviews,33,Teoria,10,Top Nostalgia,2,VPN,18,WhatsApp,46,
ltr
item
Limon Tec: Android: instalar apps automaticamente no cartão SD
Android: instalar apps automaticamente no cartão SD
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVZkGSfqDJKT9m1Qxr2WHW9fR1o_cWTIlYJ3wjyInTnsvF37HkqeEoVxniUppzZB3yoA1_QM23wvO2GKoq634HYI-5xOkWT0rYvNG6lfg34Lx4XnRzFqjXZ8OB8p-16t6jJBx6xi4XLUjs/s320/android-bug.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVZkGSfqDJKT9m1Qxr2WHW9fR1o_cWTIlYJ3wjyInTnsvF37HkqeEoVxniUppzZB3yoA1_QM23wvO2GKoq634HYI-5xOkWT0rYvNG6lfg34Lx4XnRzFqjXZ8OB8p-16t6jJBx6xi4XLUjs/s72-c/android-bug.png
Limon Tec
https://www.limontec.com/2013/05/android-instalar-apps-automaticamente.html
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/
https://www.limontec.com/2013/05/android-instalar-apps-automaticamente.html
false
2157924926610706248
UTF-8
Carregar todos posts Não encontramos nenhum post VER TUDO Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontramos nenhum post relacionado a sua requisição VOLTAR PÁGINA INICIAL Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez apenas agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe com seus amigos PASSO 2: Clique no link compartilhado Copiar Todo Código Selecionar Todo Código Todos códigos foram copiados para seu clipboard Não é possível copiar códigos / textos, por favor aperte [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de conteúdo